Pessoas que só falam de si

Provavelmente você já conversou com pessoas que só falam de si mesmas na maior parte do tempo: você conta para aquela pessoa o que aconteceu com você e ela responde contando o que aconteceu com ela. Se você disser a ela como você se sente, ela responde dizendo como ela se sente.

Se você fala alguma coisa sobre você, ela responde falando alguma coisa sobre ela. Acho que você é capaz de se lembrar de alguém assim.

É possível que você já tenha tentado contar algo seu para uma dessas pessoas e ela não demonstrou o menor interesse pelo que você dizia, já assumindo logo o solitário monólogo centrado nela mesma. Isso me lembra um palco onde aquela pessoa ocupa o lugar de protagonista do espetáculo e você fica na platéia, apenas contemplando e sem participar de fato. Cria-se uma via de mão única, um discurso solitário fechado em si mesmo.

Como disse o filósofo Martin Buber, quando digo “eu” já estou convocando o “tu”, pois não teria como existir um “eu” se não existisse um “tu”. Eu e tu estão entrelaçados. Se a pessoa que estou conversando se torna invisível pra mim, pois estou muito ocupado olhando pra mim mesmo, eu não estaria fechando a possibilidade da troca?

Afinal, isso seria praticamente negar que aquela pessoa que estou conversando também existe. Com isso, a gente perde a possibilidade do “nós”, a possibilidade de um encontro em um solo em comum onde podemos compartilhar nossas experiências.

Em tempos de pandemia e isolamento social, somos solicitados constantemente a ter mais empatia e cuidado com as pessoas. Seguimos ressignificando nossas relações. Nesse cenário, as pessoas que só falam de si são confrontadas por essa realidade.

Elas são solicitadas a saírem das bolhas que construíram em torno de si mesmas, para que seja possível enxergar um horizonte mais amplo que ultrapassa o seu próprio eu. A empatia, entendida aqui como uma atitude de disposição, de abertura e de disponibilidade ao outro, nos abre a possibilidade de abandonar nossa própria perspectiva para irmos ao encontro do outro.

Sair da versão mobile