O que é depressão?

Tiago psicólogo - o que é depressão?

O que é depressão – 5 frases ditas a pessoas com depressão: “isso é falta de Deus na sua vida”, “isso é frescura”, “você tá assim porque quer”, “você não se esforça e tem que reagir” e “é drama”. Esse texto pretende contribuir para o fim desses estigmas e preconceitos, assim como incentivar a busca pelo tratamento.

O que é depressão? – Os estigmas e preconceitos

A depressão ainda traz, em pleno século 21, uma série de rótulos criados a partir de critérios impostos. Os preconceitos, a falta de conhecimento e a falta de empatia são fatores de peso na percepção de muita gente sobre o que é depressão. Muitas pessoas adoram dar “diagnósticos”, julgando que sabem como lidar com uma pessoa com depressão e que entendem os problemas dela mais do que ela própria. Esses rótulos não ajudam em nada e contribuem para que a pessoa se deprima mais. Há pesquisas que apontam os estigmas como uma grande fonte do sofrimento na depressão.

O que é depressão – 5 frases ditas a pessoas depressivas:

1 – “Isso é falta de Deus na sua vida”

Isso é falta de Deus na sua vida, vai pra igreja orar que tudo se resolve

Isso é coisa do diabo, é o demônio agindo

Você está assim por falta de fé em Deus, se apega com ele 

Você é tão novo (a) e tá assim…vai na igreja

Sua vida é maravilhosa, por que você é assim? Deus vai te castigar

Você tem tudo, é perfeito (a), pare de reclamar da vida, você tem que ir na igreja orar

Jesus te ama

Isso é porque você abandonou a igreja e essa religião sua não te ajuda em nada, você conhece a palavra e Deus tá te castigando por não viver de acordo

Vai rezar que passa

Há diversos estudos e pesquisas comprovando que a depressão é um transtorno multideterminado (fatores genéticos, orgânicos, psicológicos, sociais, familiares, existenciais, história de vida, etc) e também por isso o diagnóstico da depressão é considerado de alta complexidade pelos profissionais da saúde. Por isso, a religião e a espiritualidade de uma pessoa não servem para explicar as causas de uma depressão, ou seja, depressão não é falta de Deus.

Esse estigma mostra falta de respeito com a pessoa deprimida, culpabilizando-a e menosprezando seu sofrimento. Além de não respeitar a fé, o livre arbítrio, as crenças e a religião da pessoa, traz sentimentos de culpa fazendo com que ela se sinta em falta com Deus ou indo contra sua religião.

2 – “Isso é frescura”

Isso não é nada, deixa de frescura

Vai procurar o que fazer

Isso é frescura

Levanta dessa cama

Você não tem nada, tem a vida perfeita

Depressão é coisa de rico e você é pobre, pára de frescura

Tá cansado (a) de que? Não fez nada

Alguns dos sintomas da depressão são humor deprimido, perda de interesse, angústia, anedonia (perda da capacidade de sentir prazer), perturbações cognitivas e psicomotoras, e ansiedade. Esses sintomas podem facilmente gerar o estigma da frescura. A depressão está muito ligada à falta de sentido da vida e da nossa existência. uma prisão do ser e de suas potencialidades. Como se a pessoa enxergasse o mundo em preto e branco, sem energia e sem interesse para viver. E isso não tem nada a ver com frescura. A complexidade do diagnóstico também faz diversas manifestações da depressão serem confundidas com estados passageiros de tristeza e de desânimo. Estar deprimido é totalmente diferente de estar triste.

3 – “Você tá assim porque você quer”

Tá assim porque você quer

Sua melhora só depende de você

Tá assim porque tem pensamento negativo, é só pensar positivo

Tem que se animar, pensa positivo que você consegue

Nossa, você não tem ânimo pra nada

Quanta gente pior que você e não é assim

Mas você só fica trancado (a) dentro desse quarto

Esse estigma esquece que nem sempre uma pessoa quer sofrer de propósito. A depressão não é uma escolha pessoal e nem se resume a ter pensamentos negativos. A depressão é um transtorno que envolve muitos fatores e que precisa ser tratado. Há casos de depressão onde podem haver mecanismos de auto sabotagem e vitimização, mas nem sempre é isso. Quando é esse o caso, o psicólogo é o profissional indicado para identificar tais mecanismos e trabalhá-los em psicoterapia. Isso ajuda o paciente a perceber os posicionamentos que está assumindo e seus significados, para que consiga tomar as rédeas de sua própria vida e de suas escolhas.

4 – “Você não se esforça, tem que reagir”

Você tem que reagir

Só depende de você

Ah, se esforça, sai dessa

Isso é preguiça

Lava uma louça que melhora

Mas você mesmo (a) não se ajuda, reaja

Se esforce, você tem que lutar contra isso

Todo mundo tem dias ruins

Não tomou seu remédio hoje, né?

A experiência estigmatizada na depressão, por ser algo “invisível”, não palpável, faz com ela seja mal compreendida. Ela pode ser vista como uma decisão da pessoa ou como se ela fosse preguiçosa. A depressão é uma impossibilidade do ser realizar plenamente sua existência e suas possibilidades. O estigma da falta de esforço desconhece que reagir e se esforçar não é suficiente. É preciso mais, pois não adianta reagir e se esforçar, mas não tratar a doença adequadamente. Porém, muita gente não entende que muitas pessoas deprimidas precisam vencer batalhas todos os dias contra elas mesmas e estar com depressão não quer dizer falta de luta.

5 –  “Isso é drama”

Depressão é coisa da sua cabeça, não é doença de verdade

Isso é coisa de gente fraca

Isso é patético, ridículo

Você tá inventando isso

Pára de ficar triste, isso é da sua cabeça

Isso é drama

Quem quer o fim se mata logo, não fica perdendo tempo

Coisa de gente besta

Além da alta prevalência da depressão, ela afeta o funcionamento global de uma pessoa, aumenta o risco de doenças de alta mortalidade como as cardiovasculares e tem sido uma das principais causas de suicídios. Como algo tão grave poderia ser drama? Depressão não é uma invenção e nem é coisa de gente fraca. Alguns sintomas como falta de energia, dificuldade de levantar pela manhã, falta de vontade de sair, choro frequente, isolamento e sensibilidade exagerada, podem trazer o estigma do drama. E quando a pessoa se vê cobrada e rotulada como dramática, ela tende a se deprimir ainda mais.

Depressão - Tiago psicólogo

Compreendendo melhor o que é depressão fica mais fácil ajudar uma pessoa deprimida

Esses estigmas, muitas vezes disfarçados de conselhos para pessoas com depressão, pressupõem que temos uma receita mágica de como lidar com uma pessoa com depressão e que temos a solução para seus problemas. Porém, é sempre bom lembrar que não sabemos o que uma pessoa está vivendo e não conhecemos a realidade dela. Há palavras que podem empurrar uma pessoa com depressão para o fundo do poço e os olhares de pena, espanto ou desprezo podem machucar muito, principalmente vindos de pessoas próximas.

Ao invés de julgar e rotular uma pessoa deprimida, incentive-a a buscar ajuda e tratamento. Demonstre que você está do lado dela e encoraje-a a se cuidar. Os estigmas inferiorizam uma pessoa já que possuem valor pejorativo e ouvir essas frases é justamente o que ela não está precisando.

Se você ouve essas frases e “diagnósticos”, lembre-se: essas pessoas acham que sabem sobre você e o que elas pensam sobre você não te determina, não necessariamente corresponde à sua realidade! Tente usar essas frases a seu favor, transformando-as em combustível para sua mudança. E se você suspeita que está com depressão, procure um psicólogo e/ou um psiquiatra. Não perca tempo. Se comprometa com você, com seu bem estar e com as mudanças que você deseja.

Precisamos derrubar os mitos, preconceitos e estigmas que ainda rondam a depressão. Como eles derivam de percepções equivocadas sobre o que é depressão, escrevi esse texto com o propósito de que ele provoque reflexões sobre o tema e contribua de alguma forma para o fim desses preconceitos. Se lembra de alguém que você acha que deveria ler esse texto?

Tiago  Bastos de Moura – psicólogo clínico e psicoterapeuta – CRP 04/39288

Deixe seu comentário

Tags:

7 comentários

  1. camila disse:

    Sinto tudo isto medo inseguranca tristeza aperto no coracao choro muito trabalho ne uma empresa a 6 anos e estoy sofrendo com este problema a 6 meses estoy sendo perseguida pelo meu chefe e cada dia para mim ta ficamdo mais difícil nao sei como agir so choro. O que fazer doutor

  2. Rozeli Gonçalves da Silva disse:

    Muito massa , Tiago!
    Texto de fácil compreensão e mostra realmente o que é uma depressão…
    Parabéns!

  3. Josy disse:

    ????????Parabéns Doutor Tiago!
    Excelente texto sobre a depressão!

  4. Ione Marques Nogueira disse:

    Gostei muito, Tiago! Texto simples de se compreender, mostrando exatamente o que acontece numa depressão. São essas frases que mais ferem uma pessoa nesse estado e que não ajudam em nada a se tratar para se curar.

    • Tiago disse:

      Oi Ione, fico muito feliz em saber que você gostou! Essas frases realmente ferem muito uma pessoa e penso que um bom caminho para contribuir para o fim desses estigmas é oferecer mais informações para as pessoas sobre o que é a depressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no blog!

Se você quiser ser notificado (a) por email sempre que um novo texto for publicado no blog, é só digitar seu email no campo abaixo e clicar em inscrever-se. É gratuito e seu email será mantido em absoluto sigilo!